in

OFICIAL: A greve dos roteiristas de Hollywood terminou

greve dos roteiristas
greve dos roteiristas

Após quase 150 dias de uma paralisação histórica na indústria cinematográfica e televisiva, o Sindicato dos Roteiristas de Hollywood anunciou oficialmente o término da greve. A mais recente votação ocorreu ontem (26/09), e determinou que a partir de 00:01h desta quarta-feira (27/09), a greve estaria encerrada.

A Variety informa que a votação de ratificação, que oficializa o que foi acordado entre a WGA (Sindicato dos Roteiristas) e a AMPTP (que representa os grandes estúdios e distribuidoras), está agendada para ser realizada entre os dias 2 e 9 de outubro. Contudo, com a aprovação unanime da suspensão da ordem de greve ocorrida ontem, 26, todos os trabalhos escritos de produções paralisadas poderão ser retomados.

Conforme noticiamos anteriormente, o encerramento da greve para os próximos dias havia sido previsto pela Variety, que emitiu uma nota afirmando que a WGA e a AMTP haviam, finalmente, chegado em um acordo justo no último fim de semana, durante uma série de negociações.

LEIA TAMBÉM:  James Gunn esculacha filmes de heróis que se sustentam com participações especiais

Entre alguns do principais novos termos, estão:

  • IAs não podem escrever, reescrever ou exercer qualquer influência em um material literário;
  • Materiais escritos gerados por IA devem ser considerados no acordo, o que impede de substituir a autoria do roteirista;
  • Roteiristas estão autorizados a utilizar IAs para trabalhos de redação, desde que isso seja acordado com as empresas. Por outro lado, as companhias jamais poderão obrigar que os escritores usem modelos de linguagem para a escrita.

Mesmo com essa vitória, o SAG-AFTRA, Sindicato dos Atores de Hollywood, permanece em período de greve. Assim como a WGA, o SAG-AFTRA deve se reunir com estúdios nos próximos dias, com o objetivo de avançar com as negociações. A greve já dura 75 dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escrito por Kelson Martins