in

Golpe usa popularidade do ChatGPT para roubar dados

chatgpt-openai-kaspersky-malware-golpe-trojan pesw-visaonerd
chatgpt-openai-kaspersky-malware-golpe-trojan pesw-visaonerd

Criminosos estão se aproveitando da popularidade do ChatGPT, uma ferramenta de inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI, para criar contas falsas em redes sociais e enganar entusiastas do projeto. A empresa de segurança digital Kaspersky identificou esse novo tipo de golpe e alerta para o risco de instalar arquivos falsos com o suposto software do ChatGPT, que na verdade contém um vírus.

Como o golpe funciona

Os criminosos criam contas falsas fingindo ser os perfis oficiais da OpenAI ou grupos de supostos entusiastas da tecnologia. Essa ação busca atrair quem realmente gosta do projeto e acompanha novidades sobre ele.

Os usuários que descobrem essas contas são direcionados para um site com a opção de baixar uma suposta versão do ChatGPT. Ao fazer isso, acabam instalando um malware conhecido como Trojan-PSW. Este malware rouba informações de contas salvas nos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge, Firefox e Brave, incluindo dados financeiros.

LEIA TAMBÉM:  Parceria da NASA com Microsoft permite que jogadores de Minecraft construam seus próprios foguetes

A Kaspersky destaca que o processo de download do arquivo falso com a ferramenta é interrompido logo depois de ser iniciado. Uma mensagem de erro aparece, que busca fazer com que as vítimas desistam do processo e pensem que não concluíram o download. Contudo, elas na verdade acabaram instalando o malware, que consegue roubar informações de contas salvas nos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge, Firefox e Brave.

A atuação dos responsáveis por esse novo golpe é global, com registros de ataques na África, Ásia, Europa, América do Norte e América Latina. A Kaspersky recomenda que os usuários tenham cuidado ao baixar qualquer tipo de programa, em especial em sites de terceiros, já que o ideal sempre é procurar uma fonte oficial.

É importante usar senhas fortes e exclusivas para cada serviço online acessado, com autenticação de dois fatores, ajudando a evitar roubos de contas. Outra recomendação da Kaspersky é se atentar a links ou e-mails suspeitos, de fontes desconhecidas, já que golpistas usam esses serviços para disfarçar golpes e enganar vítimas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escrito por Visão Nerd