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Godzilla Minus One envergonha filmes de monstros de Hollywood, diz a crítica

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Godzilla Minus One teve suas primeiras impressões divulgadas online, e algumas opiniões de especialistas soam bastante provocativas, especialmente as que compararam a versão asiática com o monstro hollywoodiano do chamado Monsterverso. Segundo a crítica registrou no Rotten Tomatoes, a nova adaptação do Kaiju do momento envergonha os mencionados filmes da indústria de Hollywood.

Dirigido por Takashi Yamazaki, esta versão do Kaiju é ainda mais destrutiva do que seus antecessores, o que parece ter agrado a crítica especializada.

O consenso geral entre os críticos aponta que o longametragem Godzilla Minus One é “o melhor filme de Godzilla desde o filme original de 1954”. Como um blockbuster, as opiniões também se alinham ao afirmar que a obra é empolgante e recheada de uma série de pequenos espetáculos durante o decorrer de sua trama.

É claro que alguns críticos traçaram um comparativo dessa versão com a mais recente produzida por Hollywood. O conceituado portal Discussing Films, por exemplos, chegou a dizer que Godzilla Minus One envergonha outros filmes de monstros gigantes da indústria.

“Um blockbuster empolgante e espetacular. Godzilla Minus One leva o rei dos monstros de volta às suas raízes no Japão pós-guerra. A história é centrada nos personagens, mas as cenas do monstro são emocionantes e eficazes.” Katie Rife, do IGN.

“Os melhores filmes do ‘Godzilla’ sempre são mais do que apenas ação de monstros. O primeiro filme foi sobre a polêmica dos testes nucleares. ‘Godzilla vs. Hedorah’, de 1971, trouxe críticas a poluição industrial pós-guerra que provocou doenças em lugares como Minamata, na prefeitura de Kumamoto. ‘Shin Godzilla’ criticou a resposta letárgica do governo japonês ao terremoto, tsunami e desastre nuclear de 2011. Visualmente, Godzilla Minus One evoca o filme original mais do que qualquer Godzilla desde os anos 1950. Mas sendo ambientado no passado, a produção evita comentar questões contemporâneas, mais satisfeito em ser entretenimento do que em usar o monstro mais maleável do Japão como uma metáfora para o que nos aflige.” Matt Schley, do Japan Times.

“[…] Apresentando sequências de cair o queixo, como Godzilla perseguindo um pequeno barco de madeira no meio do oceano ou ele atacando e disparando seu sopro atômico característico no nível de uma bomba espiritual de Dragon Ball Z (sim, sério), Godzilla Minus One é não é apenas um filme de kaiju surpreendente, mas um dos melhores filmes do ano, ponto final. Os poucos exemplos de fan service ocorrem na partitura operística do compositor Naoki Satō, onde ele opta por trazer de volta o icônico tema Godzilla de Akira Ifukube . Embora isso seja comum nos filmes Godzilla da Toho, Godzilla Minus One usa o tema clássico com grande efeito. O roteirista e diretor Takashi Yamazaki criou uma nova obra-prima que envergonha a maioria dos sucessos de bilheteria modernos de Hollywood. Esta história de cidadãos comuns, que já sacrificaram muito, unindo-se para vencer as adversidades, toca as cordas do coração e toca fortemente no mundo de hoje.” Andrew Salazar, do Discussing Films.

É muito fácil acreditar que o filme estrelado pelo trio Ryunosuke Kamiki, Minami Hamabe e Yuki Yamada é o melhor, desde o original, considerando toda a aclamação que o filme recebeu até então. Contudo, nós tiraremos nossas próprias conclusões comente no próximo mês, no dia 14 de dezembro, quando Godzilla Minus One estrear nos cinemas brasileiros.

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Escrito por Kelson Martins