in

Besouro Azul atinge US$100 milhões em bilheteria mundial, mas ainda é o 7º fracasso consecutivo da DC

besouro azul bilheteria
besouro azul bilheteria

Conforme apurou o site Box Office Mojo, o filme Besouro Azul, estrelado por Xolo Maridueña e Bruna Marquezine, acaba de ultrapassar a marca de US$100 milhões em bilheteria mundial. Embora trate-se de uma valor estratosférico para nós, meros mortais, a quantia ainda não representa uma vitória.

De acordo com o relatório, US$56 milhões são apenas dos Estados Unidos, enquanto US$45.300.000 representam a bilheteria internacional. Quando posto lado a lado com seu orçamento de produção de US$104 milhões (sem considerar os custos de divulgação e marketing), o alto valor de arrecadação se torna pequeno e até preocupante.

O filme marca, lamentavelmente, o 7º fracasso da DC Studios nos cinemas, que teve nesse mesmo ano a estreia de filmes como Shazam! Fúria dos Deuses e The Flash, ambos com desempenhos inexpressivos em bilheteria. Esse último acabou sendo coroado, de acordo com o The Direct, como o maior fracasso da história do subgênero de super-heróis – saindo até mesmo da bolha do DCU.

Já com Shazam! 2, após um lançamento catastrófico, o ator Zachary Levi, que dá vida ao protagonista Billy Batson no filme, usou suas redes sociais para protestar o fato de maneira pacífica e bem humorada. Em suas palavras, a toxicidade encontrada atualmente na internet trouxe um impacto significativo em sua bilheteria.

“Acho que o próprio mundo, do primeiro para o segundo filme… O mundo mudou bastante. As redes sociais mudaram bastante. Ódio, ódio online e haters e trolls e facções… Tudo isso ficou muito mais reforçado em sua toxicidade,” explica. “Acho que tem pessoas que, infelizmente, querem genuinamente destruir certos projetos porque não gostam deles, ou não gostam de mim, ou não gostam de outras pessoas envolvidas ou que seja.”, declarou Zachary.

Seguindo a fila, Besouro Azul não ficou para trás (ou ficou) e teve uma pré-estreia quase 3x menor que a de The Flash nos EUA, embora não consiga superar o filme de Ezra Miller em quesito fracasso até o final de sua exibição.

LEIA TAMBÉM:  Besouro Azul tem pré-estreia quase 3x pior do que The Flash nos EUA

Minimante, o filme precisaria faturar em torno de US$200 milhões de dólares para recuperar o investimento do estúdio. Para gerar um lucro considerável e se tornar um sucesso, o valor inicial de custo de produção (que é o orçamento de produção somado ao orçamento de marketing) precisaria ser quase triplicado. Novamente, o filme arrecadou apenas US$100 milhões em sua segunda semana de lançamento. O valor deve ser impulsionado até segunda-feira, devido ao fim de semana, mas não deve trazer uma grande revolução a esta primeira centena de milhão.

Apesar de navegar em uma maré de azar, Besouro Azul está sendo amplamente elogiado pela sua trama e em especial pelas atuações de Xolo Maridueña e Bruna Marquezine. No Rotten Tomatoes, por exemplos, um dos maiores agregadores de críticas do planeta, o longa-metragem atingiu 78% de aprovação da crítica especializada. Considerando os padrões classificatórios estabelecidos pela plataforma, o filme é um “tomate maduro”. Além disso, mais de 2,500 impressões da audiência convencional fizeram o filme arrecadar 92% de aprovação no agregador.

Besouro Azul, a penúltima produção da DC antes de seu Universo Cinematográfico ser rebootado, está em cartas nas principais redes de cinema do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escrito por Kelson Martins